Como começar no golfe

Golfe não é um esporte simples, nem barato, nem acessível, mas isso não quer dizer que não possa ser divertido. E é essa complexidade e mistério que tanto atrai jogadores de todo o mundo.

Como um grupo de motivadores do esporte, nós vamos tratar neste artigo de como alguém que já teve o primeiro contato com o esporte pode começar a praticar, e responder as primeiras dúvidas dessas pessoas.

Não se estresse sobre os tacos

Sim, o equipamento certo faz muita diferença no esporte, mas você não precisa ir à falência antes de começar. De início, use os tacos fornecidos nos clubes de golfe para você entender as regras e o ambiente do jogo.

Como primeiras compras, foque em adquirir equipamento que vai ajudar você a desenvolver suas habilidades sem gastar muito. Acredite, existe muita margem para melhorar as habilidades do jogador iniciantes antes de começar a falar de equipamento otimizado.

Golfe é uma atividade social

Embora seja um esporte individual, que requer muito foco e introspecção do praticante, ele também é um esporte social. Golfe tem um conjunto próprio de maneiras, costumes, logística, comportamento.

Portanto, no começo não vá sozinho. Procure amigos que já conheçam o esporte ou faça amigos no clube. Eles vão dar dicas cruciais sobre as regras não faladas do esporte.

Siga as regras

E por falar em regras, é importante se familiarizar com as regras do esporte. Em uma partida entre amigos não tem problema ir descobrindo coisas conforme for jogando, mas quando estiver entre desconhecidos, você não vai querer mandar bola fora, não é mesmo?

Felizmente, essa é a parte mais fácil. Existem centenas de vídeos do Youtube que ensinam as regras mais detalhadas do esporte. Mas não deixe também de ler o manual de regras oficiais, disponível na Confederação Brasileira de Golfe. Depois de ler, quem sabe você pode até ensinar outras pessoas?

Procure treinamento

Golfe é um esporte que tem necessidade de aprimoramento. Todo mundo conhece a ideia básica de como jogar golfe, mas praticá-lo corretamente… é uma história completamente diferente. Golfe é um esporte com muitas partes móveis, assim como o seu corpo durante um swing.

Sua primeira fonte de treinamento será seus amigos. Eles com certeza ficarão muito felizes em dar feedback sobre o que você está fazendo.

Mas não deixe de procurar treinamento com instrutores profissionais. Eles vão efetivamente melhorar o seu jogo e levá-lo a outro patamar.

E é claro, existe uma vasta bibliografia sobre golfe, desde estratégias, jogadas, posturas, equipamentos, etc. Se quiser mergulhar fundo em estudo, este é o esporte certo!