Como jogar golfe

Golfe, em sua essência, é um jogo simples. Seu objetivo é levar a bola de uma posição inicial até um buraco. Você precisa fazer isso usando um taco. Quem o fizer em menos tacadas, é o vencedor.

Neste artigo iremos repassar algumas regras básicas do golfe para pessoas que estão iniciando nesse mundo.

Regra número 1: não toque na bola

A menos que você esteja no green, e em uma posição que pode interferir na jogada de outro jogador, não mova sua bola. De forma nenhuma.

Você deve dar sua tacada de onde você está, não importa como. Você só deve alterar o contexto do local se a bola estiver obstruída.

No green, sempre marque a posição da bola antes de removê-la.

Regra número 2: fique com sua bola

Acompanhe sempre a sua bola. Você não pode mudar de bola a não ser em eventualidades, por exemplo, se ela cair na água. Se você encontrar uma bola no campo que não é a sua, deixe ela onde está. Pode ser de outro jogador no mesmo campo ou de outro campo que está jogado.

Se depois de uma tacada você não conseguir encontrar a sua bola dentro de 5 minutos, você deve tomar uma penalidade de uma tacada e recomeçar do lugar mais próximo de onde estava. Nesse caso você deve deixar cair a bola da altura dos ombros.

Sobre os tacos

Os tacos são sua principal ferramenta de esporte.

Existem diferentes tacos de golfe porque existem diferentes “fases” durante uma partida. Cada fase requer um tipo de trajetória e distância diferente para a bola, e esses diferentes tacos provem isso.

Basicamente, os tacos madeira são os que enviam a bola mais longe, enquanto os ferro são mais curtos comparativamente. No green, você usará um putter, que não levanta a bola.

Fizemos um artigo sobre tacos de golfe que você pode conferir aqui.

A partida

Uma partida oficial é feita em um campo que tem 18 buracos. Os jogadores se revezam em suas tacadas até que todos os participantes tenham conseguido colocar bolas em todos os buracos. Na disputa de um buraco, o participante que tem a bola mais distante do buraco joga antes dos demais.

Existem campos para iniciantes, com 9 buracos, cujas partidas são mais rápidas.

Existem também campos “executivos”, com 3 buracos, especial para uma reunião de negócios.

A pontuação

Quem fizer todos os buracos com menos tacadas, vence o jogo.

Cada buraco tem um número de tacadas estimado que profissionais conseguiriam colocar a bola. É o chamado “par” do buraco. Por exemplo, um buraco par 3 é um buraco que a maioria dos jogadores experientes conseguiriam colocar a bola com 3 tacadas.

Por convenção, nós damos nomes ao número de tacadas que um jogador leva para encaçapar a bola. Por exemplo, se um jogador faz um birdie, significa que ele fez uma tacada a menos que o par do buraco para encaçapar.

Abaixo a lista dos nomes de pontuação:

  • Eagle: 2 tacadas a menos que o par
  • Birdie: 1 tacada a menos que o par
  • Par: fez o mesmo que o par do buraco
  • Bogey: 1 tacada a mais que o par
  • Bogey duplo: 2 tacadas a mais que o par
  • Bogey triplo: 3 tacadas a mais que o par